Quarta, 13 Outubro 2021

Câmara do Rio promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama

Segundo dados trazidos pelo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Rio de Janeiro, são esperados mais de 66 mil casos de câncer de mama na população do país e há uma estimativa que ocorram mais de 18 mil óbitos

Fotos: Flávio Marroso/ CMRJ
Câmara do Rio promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama

O autoconhecimento mamário, os exames realizados no diagnóstico do câncer de mama e as opções de tratamento para a doença atualmente foram alguns dos assuntos abordados pelo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro durante a palestra que aconteceu na tarde desta quarta no Salão Nobre da Câmara do Rio. O evento faz parte da programação da campanha Outubro Rosa no parlamento carioca e é voltado tanto para os servidores quanto para o público em geral. 

O vereador Dr. Gilberto (PTC) discursou na abertura da palestra e relembrou o início da sua atuação na medicina. “Durante a minha formação como médico anestesiologista eu fiz uma residência médica no Inca e por muito tempo eu prestava serviço na sala de mastologia. Então, todo dia a gente tinha casos de mastectomia. Vivenciávamos o sofrimento da paciente e da família. Hoje com os avanços tecnológicos e mais informação, fica muito mais fácil prevenir essa doença gravíssima”, recordou o parlamentar. 

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Rio de Janeiro, Dr. Rafael Szymanski Machado, trouxe dados que refletem a urgência do tema. “É fundamental que o mês de outubro seja realizado para a intensificação das ações de combate ao câncer de mama. A doença acomete 30% das mulheres no Brasil e no mundo. Esse ano são esperados mais de 66 mil casos de câncer de mama na população do país e há uma estimativa que ocorram mais de 18 mil óbitos em decorrência da doença.”

Além da realização de exames de forma regular, é essencial também que a mulher fique atenta a outras ações que podem ser feitas no cotidiano para diminuir as chances de ter um tumor mamário. Isso porque o câncer de mama é uma doença multifatorial. “Obesidade, sedentarismo, uma ingestão excessiva de carboidratos e gordura são fatores de risco. A realização de atividade física regular, por pelo menos 50 minutos, três vezes por semana, aeróbica, com orientação profissional, ajuda muito na redução do risco de câncer de mama. Da mesma forma, uma dieta saudável e adequada. Além disso, a partir dos 40 anos, a mulher deve procurar o mastologista anualmente e realizar a mamografia também anualmente”, enfatizou Machado. 

Diretor de Prevenção de Incêndio e Pânico da Câmara do Rio e um dos organizadores das palestras, o Coronel bombeiro Rômulo Teixeira enumerou as últimas ações e campanhas realizadas no parlamento carioca. Para ele, essa atuação da Casa é uma forma de aproximar a Câmara dos cidadãos que vivem na cidade. “Em primeiro lugar, agradecemos muito a presidência da Câmara por nos dar a oportunidade de trabalharmos essa parte da saúde, muito próximo à população. Nós estamos aqui fazendo a vacinação com nossas equipes, fizemos a campanha de doação de sangue com recorde de bolsas colhidas e agora também no mês do Outubro Rosa estamos podendo fazer toda essa divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tratamento, e tudo o que pode ser feito.”

A copeira Claudia Cristina participou da palestra e disse que o Dr. Rafael elucidou muitas de suas dúvidas. Foi a primeira vez que ela foi a um evento de saúde do tipo. “Na próxima semana eu estarei aqui novamente porque com certeza virei com mais perguntas, já estou elaborando aqui. Gostei muito da palestra, foi muito esclarecedora”, elogiou. 

O vereador Reimont (PT) também esteve presente na palestra.

Outubro Rosa na Câmara do Rio

 

A programação do Outubro Rosa na Câmara do Rio ainda conta com mais uma palestra e uma audiência pública. Na próxima quarta, dia 20, o Dr. Rafael Szymanski Machado fará uma segunda palestra no Salão Nobre da Câmara a partir das 11h. O evento será aberto tanto para o público interno quanto externo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da Diretoria de Prevenção de Incêndio e Pânico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com nome e telefone de contato. Já a audiência pública será promovida pela Comissão de Defesa da Mulher e está marcada para o dia 15 de outubro, às 13h30.

 

 

 

Veja também:

Maio 19, 2022

Orçamento: secretaria pretende atingir 3 milhões de pessoas com criação de 'zonas de cultura' até 2024

No segundo dia de audiências públicas sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias…
Maio 19, 2022

Aviso de pauta: debate público na Câmara do Rio aborda condições de trabalho dos barraqueiros da orla

A Frente Parlamentar da Câmara do Rio criada para trabalhar pelo reconhecimento da…
Maio 19, 2022

Aviso de pauta: Câmara do Rio discute políticas de mobilidade e transportes do Plano Diretor

A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal do Rio realiza uma audiência pública…
Maio 19, 2022

Aviso de pauta: Comissão debate as perspectivas e previsões orçamentárias para o Plano Municipal de Cultura

A Comissão de Cultura da Câmara Municipal do Rio se reúne, nesta sexta-feira (20), às…
Maio 19, 2022

Saúde pública para animais será tema de audiência

As políticas municipais de saúde animal serão tema de uma audiência pública na Câmara…

Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Palácio Pedro Ernesto
Praça Floriano, s/nº - Cinelândia
Cep: 20031-050
Tel.: (21) 3814-2121
E-mail: ascom@camara.rj.gov.br

Acesse o site antigo



© 2021 Câmara Municipal do Rio de Janeiro